28.12.07

| ... e começamos com os ensaios...


Hoje começamos a postar os ensaios realizados pelos alunos do segundo semestre de 2007, da disciplina de MPB. Os temas são variados, mas todos girando em torno da música brasileira contemporânea.

O primeiro ensaio é "João e a Bossa - primeiros estudos" - de Raquel Valadares:

Devo confessar que não entendo de música. O capítulo da Bossa-Nova é, porém, central na estante lá de casa. Está certo que não somos assíduas compradoras de CD, mas freqüentamos o Belmiro. Isso já é alguma coisa.
A minha ignorância, porém, é bem maior do que eu pensava. Mesmo hoje, após a pesquisa para este trabalho, acredito na absoluta relevância de João Gilberto para a constituição da Bossa-Nova, mas, felizmente, sei que Bossa é mais do que sua “batida”.
O que é, portanto, a Bossa-Nova? Recorri ao querido amigo Gomide – médico anestesista, músico e agitador cultural – que agitasse um estudo musical para mim. Em um dia descobri o Tamba Trio e Leny Andrade, além de, claro, perceber melhor a circunscrição da Bossa-Nova na história e na teoria musical. Com base neste encontro, elaborei um conjunto de apontamentos e indagações, mas, sobretudo, impressões musicais e, sem pestanejar, dei-lhe o nome de “primeiros estudos”. Piada à parte, espero validar-se.

17.12.07

| Álvaro e a vida... literária.


Os talentos literários não têm hora e nem data para serem descobertos. Quando aparecem, precisam ser destacados. Nosso aluno Álvaro Luiz Dias (está no centro da foto ao lado) teve um de seus contos - "João e a Vida" - selecionado em concurso promovido pela UNESCO no Brasil. Foram mais de 41 mil universitários inscritos. Álvaro teve seu texto selecionado entre os 100 melhores e publicado no livro "Como vencer a pobreza e a desigualdade", edição trilingue e com distribuição mundial pela UNESCO. O lançamento foi na Academia Brasileira de Letras no dia 10 de dezembro. Parabéns, rapaz. Você merece!!!

2.12.07

| trabalho bem feito

Abro esse espaço para parabenizar nosso monitor Gueko. Na segunda-feira, dia 26.11, tivemos as apresentações referentes à Semana de Monitoria no IACS. Gueko foi escolhido para representar o Curso de Mídia na segunda etapa, dia 28, no Gragoatá. Deu conta do recado e muito bem! Nosso monitor e nosso blog foram bastante elogiados. Estamos de parabéns!




Também gostaria de parabenizar a todos os monitores de Estudos de Mídia pelo excelente trabalho realizado. Gurizadinha competente!!!