21.4.08

| Globalização



Globalização é o termo utilizado para o processo de transformações econômicas, políticas e culturais que vêm acontecendo nas últimas décadas. Uma das característica mais visíveis é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. Junta-se a isso a grande revolução tecnológica com o uso cada vez maior de telefones, computadores e televisão e a circulação acelarada das informações com o surgimento e explosão da Internet. Com isso, os países passam a interagir não só na economia e na política, como também na cultura. Cabe lembrar Heloísa Buarque de Hollanda, que sintetiza muito bem esse processo:

“Num sentido geral, globalização refere-se a fenômenos transnacionais de grande escala como fluxos de capital, migrações massivas, regimes flexíveis de trabalho, telecomunicações, turismo e transferências culturais. Entretanto, num sentido mais focal, é importante enfatizar que falar de globalização é também falar das novas formas através das quais estes mesmos fenômenos localizam povos, pessoas, recursos, crenças e informações - e até disciplinas - em novos networks, forjando conexões entre indivíduos e instituições que nunca antes tiveram a chance de estabelecer contato ou promover estratégias de ajuda ou de intercâmbios mais efetivos. Falar de globalização é, portanto, falar também sobre formas altamente específicas e culturalmente determinadas, através das quais as populações locais interagem, freqüentemente reagem e continuamente transformam processos transnacionais. O que é importante reter por agora é a percepção de que pensar a globalização é pensar tanto a integração quanto à fragmentação, é pensar tanto a homogeneização quanto a diferenciação."

Para ilustrarmos um pouco tudo que foi abordado até aqui, encontram-se abaixo interessantes vídeos a respeito do assunto.






| E mais três:

Vídeo 1 / Vídeo 2 / Vídeo 3