13.8.08

| Benvindos

Queremos dar boas vindas aos novos alunos e desejar um excelente semestre para todos nós!!!
Os programas das disciplinas a serem trabalhadas este semestre são os seguintes:

Identidades Culturais na Contemporaneidade

Ementa:
Conceituação de identidade. Identidade e alteridade. As construções históricas acerca da relação entre sujeito e identidade. Lealdades primordiais: as idéias de nação, grupo étnico, comunidade lingüística e compartilhamento de crenças. Fluxos e redes, múltiplas configurações. A hibridização da cultura na contemporaneidade. Relação entre mídia e a configuração das identidades culturais. Música e construção identitária.

Objetivos:
Analisar a identidade como construção histórica e situar a discussão no momento contemporâneo, relacionando com o processo de globalização, a mídia e as novas tecnologias. Por fim, estabelecer uma análise da relação entre a MPB e do Rock Nacional Argentino na construção, respectivamente, das identidades brasileira e argentina contemporâneas.

UNIDADES

I - O conceito de identidade e sua relação com a alteridade.

II - Identidade, discurso e narrativa.

III - Identidade, memória e projeto.

IV – Nação e identidade nacional

V - Identidade e globalização: o local, o nacional e o global na configuração de identidades híbridas.

VI - Identidade, cultura midiática e novas tecnologias

VII - Música e a construção da identidade nacional:
– MPB Anos 60
- MPB contemporânea
- Rock Argentino Anos 60
- Rock Argentino contemporâneo

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo, 1989.
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa. “A academia entre o local e o global”. IN: MIRANDA, Wander Melo (org.). Narrativas da Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica , 1999. p. 345-356. (Tenho versão que envio por e-mail)
CASTELLS, M. “Introdução” e “Paraísos comunais: identidade e significado na sociedade em rede”. IN: O poder da Identidade. Vol. 2 de A Era da Informação: Economia, sociedade e cultura. SP, Paz e Terra, 1999, pp. 17-92.
FEATHERSTONE, Mike. O desmanche da cultura. São Paulo: Nobel, 1997.
FORD, Aníbal. “Da aldeia global ao conventillo global”. In: ________. Navegações: comunicação, cultura e crise. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. p.58-86.
GARCÍA CANCLINI, N. “ Entrada ” e “ Contradições latino-americanas: modernismo ou modernização”. In: Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp.1997. p. 17-30 e 67-97.
GARCÍA CANCLINI, N. “As identidades como espetáculo multimídia”. In: __________. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. p. 139-153
GARRAMUÑO, Florência. Modernidades Primitivas: tango, samba y nación. Buenos Aires: Fondo de Cultura Econômica, 2007. p. 15-41.
GUELFI, Maria Lúcia Fernandes. “Identidade cultural numa perspectiva pós-moderna.” Revista Gragoatá, Niterói: EDUFF, n.1, p-137-149, 2.sem.1996.
HALL, Stuart. “Para Allon White. Metáforas de transformação”. IN: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2003, pp.219-244.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 1997.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. São Paulo, EDUSC, 2001, pp. 295-334.
MAIA, Rousiley. “Identidades coletivas: negociando novos sentidos, politizando as diferenças”. IN: Contrampo – revista da Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Niterói, UFF, nº 5, 2000, pp.47-66.
NERCOLINI, Marildo José. "Entre o local , o nacional e o global: MPB e Rock Argentino agenciando identidades e culturas",. Grumo , Buenos Aires, Rio de Janeiro: 7 Letras. Editores: Diana I. Klinger... [et al.], n.6, vol.1, 2007, pp. 114-123.
NERCOLINI, Marildo José. “A MPB repensa identidade e nação”. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n.31, dezembro de 2006, p.125-132.
POLLAK, Michael. “Memória e identidade social”. IN: Revista Estudos Históricos, 10, 1992/1. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/104.pdf.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro, Ed.UFRJ, 2004, pp. 53-98.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Belo Horizonte, UFMG, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. Petrópolis, Vozes, 2000.
VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose: Antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro, Zahar, 1994.WOODWARD, Kathryn. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”. IN: SILVA, Tomaz (org.). Identidade e diferença. Petrópolis, Vozes, 2000, pp. 7-72.

Comunicação e Cultura
Ementa: Cultura, um conceito polissêmico. Natureza e Cultura. Sociedade e Cultura: agentes e grupos sociais. A escola funcionalista e o estrutural-funcionalismo: cultura e instituições sociais. A concepção estruturalista. Antropologia interpretativa: a cultura como rede de significados, a cultura como texto. Cultura e identidade nas sociedades contemporâneas. Mídia, cultura e globalização.

Programa:
1. Cultura: conceito e história:
1.1 Cultura e natureza; cultura e civilização.
1.2 Cultura: histórico do conceito.
1.3 Diversidade Cultural.

2. Diferentes concepções de cultura: cultura como conceito polissêmico.
2.1 A escola funcionalista.
2.2 A concepção estruturalista.
2.3 A cultura como rede de significados e a cultura como texto.
2.4 A visão culturalista.

4. Cultura e identidade nas sociedades contemporâneas.

5. Cultura na era da globalização:
5.1 Cultura como recurso.
5.2 Cultura, globalização e sociedade civil.
5.3 Cultura, consumo e cidadania.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BUARQUE DE HOLLANDA, Heloísa . “Políticas da produção de conhecimento em tempos globalizados”. In: MIRANDA, Wander Melo (org.). Narrativas da Modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 345-356.
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência. São Paulo: Brasiliense, 1994.
EAGLETON, Terry. A idéia de Cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 1997.
_____________. Diferentes, desiguais e desconectados. RJ: Editora UFRJ, 2005.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
HALL, Stuart. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
____________. “A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções do nosso tempo”, Educação & Realidade, n. 22, p. 15-46, jul-dez 1997.
KUPER, Adam. Cultura: a visão dos antropólogos. Bauru: EDUSC, 2002.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. RJ: Jorge Zahar, 2005.
LÉVI-STRAUSS, Claude. “Raça e História”. In: __________. Antropologia estrutural – dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993. 4 ed.
MAIA, Rousiley. Identidades coletivas: negociando novos sentidos, politizando as diferenças, Contracampo, Niterói: IACS, n.5, segundo semestre 2000, p.47-66.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. “Globalização comunicacional e transformação cultural”. In: MORAES, Denis de (org.). Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004.
MORAES, Denis de (org.). Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004.
____________ (org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
SANTOS, José Luis dos. O Que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Primeiros Passos, 10).
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.
THOMPSON, J.B. Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. 2ª ed.

5.8.08

| Trabalhos finais de Globalização - parte 5

Finalizando os trabalhos de Globalização, mostramos o vídeo que foram entrevistadas pessoas comuns. Os alunos se basearam na rede mundial de fast-food MC Donald's. Pegaram trechos do filme Super Sise Me, abordando o grande poder dessa potência mundial, adicionando entrevistas com funcionários e com famílias que consomem seus produtos. Foi produzido por Anna Caroline Pessanha, Carlos Eduardo Machado, Danielle Castro, Nathália Medeiros e Roberta Lacerda.