22.10.08

| Tylor, Malinowski e Thompson

Edward Burnett Tylor (Londres, 2 de outubro de 1832Wellington, 2 de janeiro de 1917) foi um antropólogo britânico. Era irmão do geólogo Alfred Tylor. Considerado o pai do conceito moderno de cultura, Tylor filia-se à escola evolucionista. Sua principal obra é Primitive Culture (1871). Tylor é considerado um representante do evolucionismo cultural. Em seus trabalhos Cultura primitiva e Antropologia, ele definiu o contexto do estudo científico de antropologia, baseado nas teorias evolucionárias de Charles Darwin. Ele acreditava que existia uma base funcional para o desenvolvimento da sociedade e religião, que ele determinou ser universal. Reintroduziu o termo animismo (a fé na alma individual ou anima de todas as coisas e manifestações naturais) no senso comum. Ele considerou animismo como o primeiro estágio de desenvolvimento de todas as religiões.


| Tylor na Infopédia



Antropólogo polonês nascido em Cracóvia, Bronislaw Kasper Malinowski foi um dos mais importantes antropólogos do século XX e conhecido como o fundador da antropologia social. Formado em filosofia pela Universidade Jagelloniana, de Cracóvia (1908), matriculou-se na Escola de Ciências Econômicas e Políticas de Londres (1910), onde a antropologia acabara de entrar para o currículo. Conquistou renome nos círculos antropológicos com ensaios sobre os aborígines australianos. Viajou para a Nova Guiné (1914) a fim de pôr em prática um projeto de pesquisa e desenvolver estudos de campos entre os aborígines da Oceania. Doutorado em ciência pela Universidade de Londres (1916), mudou-se para as ilhas Trobriand, no sudoeste do Pacífico (1915-1918), onde conviveu com os nativos. Morou numa tenda, aprendeu a língua e os costumes e, assim, desenvolveu um estudo profundo sobre suas instituições sociais, relações de trabalho, sexo, casamento e vida familiar, suas leis e costumes, magia e mitos, criando as bases da sua antropologia social. Voltou à Universidade de Londres (1927) e foi para os Estados Unidos (1938) ensinar na Universidade de Yale. Casou-se com a pintora Anna Valetta Hayman-Joyce (1940) e foi para o México, para realizar pesquisas antropológicas sobre comunidades indígenas. Morreu em New Haven, Connecticut, Estados Unidos, e suas principais publicações foram The Natives of Mailu (1915), Argonauts of the Western Pacific (1922) e a póstuma A Scientific Theory of Culture (1944).


| Malinowski na Wikipédia



John B. Thompson é sociólogo, professor da Universidade de Cambridge e membro do conselho de administração em Jesus College, Cambridge. Um dos temas-chave em seu trabalho é o papel dos meios de comunicação social na transformação do espaço e do tempo na vida social e na criação de novas formas de ação e de interação para além do tempo e do espaço. Muito influenciado pela hermenêutica, ele aprofunda-se nos estudos da comunicação e suas utilizações, intimamente ligado com o contexto social. Outros conceitos-chave no trabalho de Thompson são: a transformação de visibilidade, os meios de comunicação social e de tradição, de identidade e de projeto simbólico.


| Entrevista de Thompson, de outubro de 2002, concedida à revista Extra Classe, onde explica a dinâmica da nova cultura política e a fabricação de escândalos como arma decisiva na guerra pelo poder

15.10.08

| Chauí, como de praxe


Filha do jornalista Nicolau Chauí e da professora Laura de Souza Chauí, nasceu em São Paulo em 1941. Fez o curso primário no Grupo Escolar de Pindorama (SP), iniciou o secundário no Colégio N. S. do Calvário, em Catanduva (SP), vindo a concluí-lo no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, em São Paulo. Cursou Filosofia na USP, onde também fez pós-graduação e defendeu seu mestrado. Iniciou, em 1967-69, seu doutorado na França e veio defendê-lo em 1971, também na USP, onde, em 1977, defendeu sua tese de livre-docência e, em 1987, fez concurso e tornou-se professora titular de filosofia. Leciona no Departamento de Filosofia da USP e sua áreas de especialização são História da Filosofia Moderna e Filosofia Política. Membro fundador do Partido dos Trabalhadores, membro do Diretório Estadual e, a seguir, do Diretório Municipal do partido, foi secretária municipal de Cultura de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina. É membro da Comissão Teotônio Vilela e escreve trabalhos sobre ideologia, cultura, universidade pública, além de obras sobre as filosofias de Merleau-Ponty e Espinosa.





12.10.08

| Cultura e o senso comum




Pelo que foi desenvolvido em sala e de acordo com as pesquisas elaboradas pelos grupos, reunimos algumas das respostas dadas a cerca das perguntas: "O que é cultura?" e "Qual a sua cultura?". Trabalho de pesquisa de campo realizado pelos alunos, abarcando crianças, adolescentes, jovens e adultos. O mais constante encontrado, esse senso comum da cultura, foi associado às crenças, aos hábitos e aos costumes; ao conhecimento adquirido (formação acadêmica); ao nível de informação possuído e também relacionado com a experiência de vida. Outro aspecto interessante foi ver que algumas pessoas não souberam rebater qual seria sua cultura, além de falarem que estaria em processo de construção. Abaixo vemos alguns trechos do que foi respondido, de acordo com as diferentes faixas etárias. Os links dão acesso ao trabalho na íntegra.



> "Cultura é todo conhecimento, saber adquirido. Minha cultura é limitada e atrasada, porque hoje em dia tudo está muito avançado, rápido. Perdi o fio da meada dessa geração." (Josefina, 79 anos, com ensino médio incompleto)

Amanda Vieira, Anete Moura, Carolina Ramos e Débora - Download para o trabalho na íntegra



> "Cultura é um conjunto de tradições passadas de geração a geração. É difícil de dizer qual a minha cultura, pois sou influenciado por várias culturas, ainda mais nesse mundo globalizado." (Thiago, 20 anos, com ensino superior incompleto)

Débora Nunes, José Leonardo Tadaiesky, Lianne da Cruz, Milton Batista e Thiago Lopes - Download para o trabalho na íntegra



> "Cultura é o que difere os povos, cada um tem a sua e se reconhece pertencendo a ela. Minha cultura é aquilo que, ao mesmo tempo, me faz pertencer a uma sociedade e me diferencia enquanto sujeito único." (Roberto, 53 anos, com ensino superior completo)

Alan Pessanha, Denise Nascimento, Isabel Dias, Michelli Giovanelli e Maria Beatriz Fafiães - Download para o trabalho na íntegra



> "Cultura é o que cada um aprende e de uma certa forma utiliza. Acho que minha cultura ainda não está formada." (Camila, 16 anos, ensino médio incompleto)

Chrissie Elorza, Gabriel Pereira, Isis Mesquita, Sara Faro e Thaíse Bernardes - Download para o trabalho na íntegra



> "Cultura são seus hábitos, que condizem com o seu local. A minha é ter crescido com o nome de Carlos Henrique, ser brasileiro e gostar de futebol. Se eu tivesse nascido na Itália, por exemplo, provavelmente ia me chamar Antônio e comer macarrão. E seria nisso que ia acreditar. Cultura é como se fosse uma crença." (Carlos Henrique, 27 anos, com ensino superior completo)

Bárbara Defanti, Érica Ribeiro, Érica Sarmet e Thaís Rodrigues - Download para o trabalho na íntegra



> "Cultura é história. É saber o que aconteceu antes de nós. A minha é a família e saber de onde ela veio." (Maria Luisa Bessa, 9 anos, ensino fundamental incompleto)

Amanda Cinelli, Carolina Câmara, Elisa de Simoni, Gyssele Mendes, Larissa Castanheira e Natalia Dias


7.10.08

| Cultura, uma pequena introdução

Antes de colocarmos as respostas das entrevistas sobre o que é e qual seria sua cultura, veremos abaixo uma prévia, capturada em vídeo, pela turma do primeiro semestre de 2008. O trabalho foi desenvolvido por Ana Beatriz Vasconcellos, Camila Ferreira, Deborah Baltazar, Daniel Braga e Thiago. Vale a pena conferir.