27.8.09

O Ritual do Corpo entre os Sonacirema

A cultura da tribo dos Sonacirema foi citada na aula de Comunicação e Cultura do professor Marildo. Seus rituais e particularidades foram relatados no texto de Horace B. Minner, e você confere um trecho abaixo:

"O Prof. Linton foi o primeiro a chamar a atenção dos antropólogos para o complexo ritual dos Sonacirema, há vinte anos atrás. Mas a cultura deste povo é ainda muito pouco compreendida. Os Sonacirema são um grupo norte-americano que vive no território que se estende desde o Cree do Canadá aos Yaoui e Tarahuma do México e aos Carib e Aruaque das Antilhas. Pouco se sabe quanto à sua origem, embora a tradição mítica afirme que eles vieram do leste".

Para ler ao texto completo e conhecer um pouco mais dessa "tribo estranha", é só clicar aqui.

17.8.09

Sejam bem-vindos, calouros 2009.2!

Sabemos que vocês estavam doidos pra que as aulas começassem logo, que vocês encheram as mãos de álcool em gel todos os dias, na esperança de que as aulas voltassem para a semana passada. Mas a espera acabou, calouros!

A partir dessa semana, vocês conhecerão muito sobre o curso de Estudos de Mídia e um dos canais para a aproximação de vocês e do curso é este blog, ligado à disciplina Comunicação e Cultura e diversos assuntos relacionados a questões discutidas em sala de aula. Sugestões para o blog, textos que vocês quiserem postar etc. sempre são muito bem vindos!

Para entrar no clima do nosso campus, um vídeo sobre a construção da praia do IACS. O vídeo foi produzido há alguns anos por estudantes de cinema.

A segunda parte do vídeo você encontra aqui.