6.12.09

| Conferência "Crítica Cultural Contemporânea"

Acontecerá na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, uma conferência com a Profª Drª Beatriz Resende. Ocorrerá a partir das 14h, no PPGCOM-UFF (IACS 2) que fica à Rua Tiradentes, nº 148 - Ingá - Niterói - Rio de Janeiro.

Beatriz Resende é Doutora em Literatura Comparada, pela UFRJ. Realizou Pós-Doutorado no Museu Nacional igualmente pela UFRJ.
Atualmente é professora do Departamento de Teoria do Teatro da Escola de Teatro da UNIRIO, pesquisadora do CNPQ e PACC-UFRJ, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
Algumas de suas publicações:
+Os livros: "Contemporâneos: Expressões da Literatura Brasileira no século XXI"; "Apontamentos de Crítica Cultural"; "Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos".
+Livros organizados: "Cocaína, Literatura e outros companheiros de ilusão"; "As melhores crônicas de Lima Barreto"; "A Literatura Latino-Americana do Século XXI"; "Rio Literário: um guia apaixonado da cidade do Rio de Janeiro".

Beatriz também escreve regularmente para os suplementos culturais dos jornais O Globo, JB e Folha de São Paulo, além de ser editora da Revista online Z-Cultural.

Beatriz Resende também está no Twitter.

| Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Dica da Teresa Cristina, o filme exibe uma conversa (e muuuitas ideologias) do geógrafo Milton Santos, um dos maiores intelectuais do país.
Milton nasceu em 1926, na Bahia. Se formou em direito, mas foi na área da geografia que se destacou. Ele publicou mais de 400 textos entre livros, artigos e obras coletivas, e ganhou diversos prêmios. Em 2001, ele faleceu.

No longa dirigido por Tendler, Santos enfoca nas questões das periferias em tempo de globalização.



Para assistir ao restante do filme, clique aqui.