13.4.11

Cultura na Contemporaneidade - Néstor García Canclini



Sabemos que os estudos antropológicos e os fundamentos, metodologias e conceitos sobre cultura já nos acompanham há séculos. Como vangloriado e ressaltado aqui no Culturamauff, nosso saudoso Lévi-Strauss nos fez compreender esses conceitos basilares e as críticas fundamentais que permeiam os Estudos Culturais. No entanto, ainda é tarefa difícil definir cultura, principalmente nesse mundo cujo motor são as constantes transformações. Diante desses questionamentos, destaca-se um pensador, também fundamental, que propõe novos conceitos, análises e perspectivas sobre a Cultura na Contemporaneidade. Falo do Néstor García Canclini




Argentino, começou sua carreira nas Letras, adensou seus pensamentos em Filosofia no Doutorado na Universidade de Paris e consolidou sua atuação nos Estudos Culturais. Focado numa perspectiva latinoamericana, relaciona estética, arte e antropologia em seus estudos. Lecionou na Argentina e até aqui no Brasil, como Lévi-Strauss.

Diante da configuração fragmentada que se instaura na Contemporaneidade, Canclini nos mostra de fato, como a cultura não precisa ser delimitada sistematicamente, pois ela própria está em constante transformação. A perspicácia de observar que a cultura é processual, como já dizia Lévi-Strauss sobre o progresso, é o que nos guia ao entendimento da cultura , principalmente, como um espaço de construção de sentidos e significações sociais.

Partindo dessa premissa, Canclini aborda questões como: políticas culturais, globalização, interculturalidade, culturas híbridas, culturas urbanas, dentre outros (leia aqui). Canclini aponta também que, extraviada em suas definições, a cultura é fruto das mais diferentes narrativas sobre si mesma.

E você, conhece alguma narrativa sobre cultura? Qual conceito de cultura impera no senso comum? Qual a sua narrativa sobre cultura?

5.4.11

Stuart Hall, atualmente com 79 anos, é um teórico jamaicano do campo dos Estudos Culturais. Seus trabalhos, que abordam temas como a hegemonia, mídia e preconceito racial, são de grande influência atualmente.

Em nossa próxima aula de Identidades Culturais na Contemporaneidade (06/04), trabalharemos o primeiro capítulo de seu livro "A Identidade Cultural na Pós-Modernidade", "A Identidade em Questão", onde ele avalia a possível existência de uma crise na identidade (ou identidades) do sujeito de nosso tempo.

O capítulo pode ser lido na íntegra no link: http://bit.ly/eJtb15

4.4.11

5x Favela: Agora Por Nós Mesmos


Na última quarta-feira, 30/03, tivemos a exibição do filme "5x Favela: Agora Por Nós Mesmos" no auditório Florestan Fernandes, na Faculdade de Educação da UFF. A exibição foi seguida de um proveitoso debate com a participação dos professores Paulo Carrano, Lívia de Tommasi e Ana Lúcia Enne, assim como dos diretores Cadu Barcellos, Wavá Novaes e Manaíra Carneiro. Foram discutidas questões acerca da temática do filme, assim como de produção e recepção do mesmo.

O filme, baseado na produção de 1962, conta 5 histórias distintas envolvendo a favela, lançando sobre ela um olhar humano, que tenta se livrar dos preconceitos e clichês criados em torno desta. As gravações, além de serem realizadas em ambientes reais, contaram com a participação e auxílio na produção por parte dos moradores, que tiveram um papel fundamental na proposta do filme, levando um trabalho da favela para o grande circuito cinematográfico, chegando a ser exibido no Festival de Cannes.