21.8.14

TEXTO PARA COMUNICAÇÃO E CULTURA - FRANZ BOAS

     Estimados alunos de Comunicação e Cultura!
     Próxima aula, vamos continuar a trabalhar com os dois textos de Franz Boas - "Os métodos da etnologia" e "Alguns problemas de metodologia nas ciências sociais", do livro "Antropologia cultural", Zahar, 2005. Os textos estão em nossa pasta do xérox, mas também podem ser encontrados clicando aqui.  Abraços.




12.8.14

"É que Narciso acha feio o que não é espelho..."

Quando Caetano Veloso gravou o álbum "Muito", em 1978, ele recebeu duras críticas sobretudo pelo repertório. Uma música desse álbum ficou eternizada na carreira de Caetano Veloso e nas aulas de Comunicação e Cultura: "Sampa"!

As impressões de um músico baiano sobre a grande cidade de São Paulo se refletem na letra que, além de citar a geografia da cidade, mostra a cultura local vista por alguém de fora.

Estimados alunos de Comunicação e Cultura 2014/2!
Sejam todos bem vindos. Vamos, durante o semestre, refletir sobre cultura, etnocentrismo, relativismo cultural, diferenças e vários outros temas relacionados à cultura.
O primeiro texto que discutiremos é "Da natureza da cultura ou da natureza à cultura", "Determinismo biológico" e "Determinismo geográfico", de Roque de Barros Laraia, da p.9-29. Esse livro pode ser encontrado em  http://comunicacaoeesporte.files.wordpress.com/2010/10/cultura-um-conceito-antropologico.pdf