13.5.09

Senso Comum sobre Cultura - parte 2

Mais alunos realizaram a pesquisa sobre o Senso Comum e Cultura, como Carolina Akool dos Santos Gonçalves, Gustavo Santos de Castro, Beatriz Ferreira, Guilherme Barros e Thiago Nascimento. As mesmas perguntas (O que você entende por cultura? e Qual é a sua cultura?) foram feitas à jovens entre 16 e 27 anos.

Cada pesquisador integrante ficou responsável por entrevistar 3-4 pessoas, sendo no total 19 jovens entrevistados.
Abaixo, o primeiro gráfico totalizando os resultados gerais da pesquisa:

A partir, então, das análises das respostas foi proposta uma divisão das mesmas em grupos, aproximando as que convergiam entre si, nas duas perguntas realizadas.
Entretanto, é importante ressaltar que essas divisões não podem ser consideradas absolutas, já que respostas incluídas em determinados grupos distintos podem se unir e formar outros novos grupos. Mas, para as reflexões e conclusões da pesquisa, divisões específicas foram feitas e serão mostradas a seguir.

O QUE VOCÊ ENTENDE POR CULTURA?

No total de todas as respostas da primeira pergunta foram formados 4 grupos – mostrados no gráfico a seguir – sendo somente uma resposta que não se encaixou em nenhum grupo específico.


QUAL É A SUA CULTURA?

Na segunda pergunta, as respostas foram mais variadas e consistiram em diversos grupos de respostas, que mesmo só contendo uma ou duas respostas, mostram-se interessante destacar, como mostra o gráfico a seguir:


REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA

Analisando os resultados da primeira pergunta de acordo com o gráfico das porcentagens, podemos ressaltar que quase metade das pessoas englobam em sua definição de cultura aspectos relacionados a tradições, costumes do passado e que são transmitidos através das gerações.
O segundo grupo mais frequente de respostas de definição de cultura trazia cultura como um conjunto de características de um grupo, uma comunidade; sendo os hábitos, crenças, costumes, arte, etc desse grupo.
Em termos gerais, observa-se também que grande parte dos entrevistados não entende cultura como algo produzido pela sociedade e sim como algo "pronto", onde o indivíduo se insere e é influenciado. Ou seja, a maioria não se vê como agente dentro do que considera que é cultura.

Na segunda pergunta, a maioria dos entrevistados não soube definir exatamente a sua cultura, pois identificavam nesta a influência de várias outras culturas.
Para outro grupo, a descrição da própria cultura vem principalmente atrelada às questões territoriais, ou seja, a idéia de pertencimento a uma nação, cidade ou região específica. Identificar-se brasileiro ou carioca, como foi o caso desta pesquisa, é definir todas as características destes coletivos como a própria cultura individual.
O grupo observou durante a pesquisa que os entrevistados encontraram dificuldades em responder esta segunda pergunta, mesmo, a princípio, estando esta diretamente relacionada à outra. Ao pensar em definir a própria cultura, muitos nem retomavam a resposta anterior, já que muitas vezes tentavam responder a primeira pergunta de uma maneira que fosse “agradar” ao pesquisador.
Além disso, foi possível observar como tal reflexão não é tão recorrente para os jovens, o que contribui para a dificuldade de se ter uma resposta formada para as questões propostas.

*Todas as entrevistas, você confere aqui.

12.5.09

Senso Comum sobre Cultura

Os alunos do primeiro período fizeram uma pesquisa para a disciplina Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor Marildo Nercolini. O tema: Senso Comum sobre Cultura.

Os estudantes Ana Carolina, Carlos Roberto, Gustavo Rocha, João Fanara e Luana Furtado entrevistaram 20 pessoas de 19 a 25 anos e fizeram as seguintes perguntas: O que você entende por cultura? e Qual é a sua cultura?. Abaixo, algumas das respostas dos entrevistados.

1) Nome: Priscila

Idade: 22 anos

Profissão: Estudante universitária

Instrução: Formada em Geografia e cursando graduação em Turismo


a) O meu entendimento por cultura, se baseia no conceito de que a cultura determina o comportamento do homem, e justifica suas realizações, seu conhecimento intelectual, elegância, religião, crenças e valores morais. O meio em que você vive é que vai determinar a autenticidade do seu conceito de cultura, e através destas justificativas suas ações perante a sociedade e através da cultura em que você veio, é que vai ser determinar seus valores e princípios.


b) Bom, acredito que passei por um processo de aculturação. Sou do município de Capão da Canoa no Rio Grande do Sul, e há sete anos moro no interior do Mato Grosso do Sul. Acredito que essas duas culturas diferentes (a do RS e do MS), entraram em contato e acabaram por produzir uma nova cultura. Minha cultura de berço é a do RS, a do chimarrão, porém hoje acabei por perder o sotaque de gaúcha. Hoje sou adepta do tererê e admiradora do Pantanal. Apesar de tudo isso continua com minhas raízes do RS, porém adotei novos costumes de origem do MS.



2) Nome: Dayane

Idade: 19 anos

Profissão: Estudante universitária

Instrução: Superior (incompleto)


São manifestações étnicas, costumes de vários povos, um conjunto de formas de agir e pensar, de ver o mundo e de viver em sociedade.
É a brasileira fluminense.


3) Nome: Thiago

Idade: 24 anos

Profissão: Programador da UFF

Instrução: Superior incompleto



a) “É o conjunto de coisas que aprendemos em sociedade e usamos no dia-a-dia”.

b) "Carioca, do Rio de Janeiro onde nasci e fui criado"


4) Nome: Bárbara

Idade: 25anos

Profissão: Servidora Pública

Instrução: Ensino superior completo


a) Acho complicado conceituar cultura, diante da significação abrangente do termo. De qualquer forma, ainda que superficialmente, entendo por cultura um complexo de práticas e costumes de determinados grupos. É aquilo que individualiza os grupos e também as pessoas destes grupos, identificando-as e diferenciando-as. Entendo que a cultura também se presta a medir o grau de conhecimento sobre os traços distintivos de outrem.

b) De acordo com o conceito acima, minha cultura é aquilo que me identifica, portanto, poderia dizer que, de uma certa forma, é minha própria rotina que me diferencia. Creio, então, que a minha cultura está mais voltada para o sentido social, isto é, referente às práticas que exerço no cotidiano, precisamente no que se refere ao ramo da minha profissão.


5) Nome: Leila

Idade: 24 anos

Ocupação: Desempregada

Instrução: Ensino Médio Concluído


É como você vê a arte da vida. Como você escolher coisas que o mundo te dá e transforma isso passando a usa –lá no dia-a-dia.
É uma mistura de costumes e comportamentos. Não só o que eu aprendo, mas também o que eu gosto.


Sobre as pessoas entrevistadas, o grupo concluiu que elas consideram cultura como um conjunto de tradições, hábitos e costumes de sua sociedade. Uma coisa bastante comum entre os entrevistados foi a questão do regionalismo, sendo identificado como a sua própria cultura (brasileira, carioca, nordestina, gaúcha, etc).

2.5.09

|Nossos primeiros formandos - Mídia

|É hora de festejarmos!!!! Nossa primeira turma de Estudos de Mídia se formou. No dia 29 de abril, Gabriela Hazin, Marcelo Bertolo, Lucas Walterberg, Fernando Souza, Flávia Risi e Aline Carvalho se transformaram nos primeiros bacharéis de Mídia da América Latina. Parabéns a todos nós, alunos e professores.
|Muito boa sorte a todos esses alunos-amigos!!!!