Foi com essas duas emblemáticas perguntas que os alunos de Comunicação e Cultura exerceram seus conhecimentos antropológicos a fim de apurar e analisar as mais variadas concepções de Cultura presentes no senso comum.
O resultado dessas entrevistas, entre vídeos, gráficos e blogs, pode ser conferido aqui no Culturamauff.
O material acima diz respeito às concepções de cultura que os alunos Erli Sá, João Pedro Martins, Nathália Tomines, Paula Passos e Stefano Pires coletaram entre crianças e adolescentes até 16 anos.
Sobre a opinião dos jovens de 17 a 28 anos, os alunos André Boechat, Andrezza Abreu, Daniel Duarte, Marianna Brito, Pedro Esteves e William Kitzinger confeccionaram um blog contendo as inforações, entrevistas e análises de um grupo bem diversificado de jovens. Confira aqui.
Características de um povo, características familiares, erudição, liberdade, religião e aprendizado sobre o passado foram algumas das concepções apontadas pelos grupos. A análise estatística pode ser conferida aqui e aqui (gráficos do grupo "até 16 anos")
Os adultos e idosos também foram contemplados pelas entrevistas. Estes foram abordados pelos alunos Josué Mello, Alessandra Madureira, Andressa Franceschett, Isabella Lupatini e Manuela Oliveira, que puderam apurar o senso comum daqueles que sempre são associados a palavras de sabedoria e experiência de vida.
Aplicar o conhecimento adquirido em aula ao nosso próprio contexto é uma preciosa lição aprendida com os antropólogos. Utilizar-nos de nossa ferramenta intelectual para compreender as diferenças e dialogar com o senso comum passa a ser nossa missão acadêmica. Compartilhemos, então!
E você? Conhece outra concepção de Cultura que circula o senso comum?
Assinar:
Postagens (Atom)