23.11.08

| Cultura e identidade juvenil em tempos de globalização


Em meio às constantes transformações vividas na cultura contemporânea, com a consolidação do processo da globalização, que trouxe consigo uma intensificação dos fluxos econômicos, de pessoas e de informação, a construção de um imaginário social é cada vez mais perpassada por elementos interculturais. A construção da identidade contemporânea não pode mais ser pensada em termos de limites precisos e fixos.

O jovem se encontra na linha de frente de tais transformações . Com baEse nisso, desenvolvemos uma pesquisa para tentarmos entender o que eles pensam nos dias de hoje com relação a identidade. Foram entrevistados 42 jovens, de classe média urbana, de idade entre 17 a 25 anos, fazendo as seguintes perguntas: Quem você é? Com quem ou com o que você se identifica? O que é identidade para você?

Tal pesquisa foi transformada em duas aulas, apresentadas nas disciplinas Identidades Culturais na Contemporaneidade e Comunicação e Cultura. Esse trabalho foi coordenado por Felipe Escarlate, monitor, e auxiliado pelos alunos de Identidades Amanda Vieira, Anete Moura, Débora Gonçalves, Susana Santos e Vanessa Villela.

Com base nos resultados obtidos comprovamos que, cada vez mais, a construção da identidade é dinâmica e instável . Somos objetos e também sujeitos de uma construção de uma identidade própria e também colaboradores de uma identidade coletiva. Abaixo mostramos algumas respostas das entrevistas.

Quem você é?

> Eu sou eu, aluna do GPI, 2º ano. Estudo lá desde o 1º ano. (Amanda, 17 anos)

> Bom... uma pessoa amiga, companheira, sincera e... só. (Antônio, 18 anos)

> Filha da minha mãe e do meu pai. Dentista. (Luciana, 23 anos)

> Sou Fabiana, tenho 24 anos e faço enfermagem. Sou uma pessoa de bem com a vida. Adoro meus amigos, adoro festa, bagunça. (Fabiana, 24 anos)

Com quem ou com o que você se identifica?

> Com a minha mãe. (Nathalia, 17 anos)

> Comigo mesmo. Só eu me entendo. (Carolina, 18 anos)

> Com as músicas do Renato Russo, com a África e com as crianças. (Letícia, 20 anos)

> Com o jeito da minha amiga Paty. (Maria Izabel, 23 anos)

O que é identidade para você?

> Personalidade. (Patrícia, 22 anos)

> É quem de fato a gente é. É o nosso caráter, é a sua característica. É o que caracteriza você como pessoa. (Débora, 24 anos)

> Eu. (Lediane, 25 anos)

> Ser apenas quem você é sem o universo que nos cerca. (Nathalia, 20 anos)

Um comentário:

Adelson Dias disse...

Que bom, encontrar outras pessoas que tambem estao pensando como o jovem esta vivendo e sua forma de pensar. Estou me preparando para realizar uma pesquisa com o objetivo proximo ao que voces fizeram, trabalharei a ideia de identidade juvenil rural, por conta gostaria de saber como faço para ter acesso aos resultados, dados da pesquisa, quem o que farei nao soma-se ao ja pesquisado! meu e-mail é adelsonjovem@gmail.com.
Parabéns pelo trabalho! Se possível me mande sugestoes de bibliografia. Fico muito grato.