Pensando nessa relação de negócios, são listadas 11 dicas sobre situações em que o conhecimento sobre determinadas relações culturais se faz fundamental.
Argentina: É rude perguntar às pessoas no que trabalham. Espere até que informem.
Bahrein: Nunca exiba sinais de impaciência, considerada um insulto. Se for oferecido chá, aceite.
Cingapura: Se você planeja dar um presente, sempre dê para a empresa; um presente para uma pessoa é considerado suborno.
Espanha: Sempre peça sua conta quando jantar fora na Espanha. É rude aguardar pelo garçom trazer sua conta antecipadamente.
Filipinas: Nunca se refira à anfitriã de um evento como "hostess", cuja tradução é prostituta.
França: Sempre permaneça calmo, educado e cortês durante encontros de negócios;
nunca pareça excessivamente amistoso, porque isto pode ser interpretado como suspeito. Nunca faça perguntas pessoais.
Grécia: Se precisar fazer sinal para um táxi, abrir os cinco dedos é considerado um gesto ofensivo se a palma da mão estiver para fora; mantenha-a para baixo com os dedos fechados.
Japão: Nunca escreve em um cartão de visita ou o coloque no bolso de trás; Isto é desrespeitoso; segure o cartão com ambas as mãos e leia-o cuidadosamente. É educado pedir desculpas freqüentes nas conversas.
Malásia: Se receber um convite de um associado de negócios, responda por escrito. Evite usar a mão esquerda, considerada impura.
México: Se visitar a casa de um associado de negócios, não toque no assunto de negócios a menos que o associado o faça.
República Dominicana: Quando falar com alguém, não manter um bom contato com os olhos pode ser interpretado como falta de interesse.
...
E você? Já passou por alguma situação em que precisava de cnhecimento acerca do funcionamento de detemrinadas culturas? Conhece mais dicas como estas?
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário