4.12.11

"Qual a importância da cultura para você?"


Grupo: Ana Gabriela, Caroline Dabela, Larissa Mendonça, Larissa Marins, Maria Lúcia, Natália Alvarenga

         Foi a partir dessa pergunta que fomos as ruas e entrevistamos crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para saber qual a importância da cultura para cada um. Com o objetivo de se chegar a um senso comum sobre o assunto, obtivemos diversas respostas: muitos não sabiam o que responder, outros se confundiram com a resposta e responderam “o que é a cultura”  ou “qual a sua cultura”. Mas também conseguimos respostas que foram bem relevantes, que nos levavam a dois caminhos diferentes: a importância da cultura como identidade e a importância da cultura como integração.
        Através do que foi respondido, podemos relacionar com o que foi aprendido nesse semestre em aula, desde Lévi-Strauss a Marilena Chauí. Percebemos nas resposta conceitos como: etnocentrismo, optimum de diversidade, interculturalidade, entre outros. 
         Logo, vimos que a pergunta é difícil e por isso não existe uma resposta certa ou errada. Cada pessoa tem os seus princípios, seus sonhos, suas crenças... sua cultura. E assim a importância que a cultura tem para cada um difere a partir de cada pensamento e maneira de vida.


Nenhum comentário: