17.4.07

| construção de um paradigma

| Ana Carolina Gram, aluna de 'comunicação e cultura', nos enviou um desses textos ficcionais de narração fabulosa que rolam pelos e-mails da vida, porém, um texto que, sendo bastante leve, suscita reflexões sobre construções de paradigmas culturais.


| Um grupo de cientistas colocou 5 macacos numa jaula, em cujo centro pôs uma escada e sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os centistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.
| Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o enchiam de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.
| Então os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.
| Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o fato. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.
| Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

3 comentários:

Anônimo disse...

Há aquela máxima brasileira, da nossa cultura:
"Poderia ser pior".
Estavamos conversando nas escadas do IACS, e alguém falou: "poderia ser pior". Mariana, sem pestanejar, ficou irritada e comentou que devemos buscar nossos direitos, que devemos lutar para mudar, não nos acomodar. E do fundo, sai a máxima: "Mas poderia ser pior".

Anônimo disse...

Hah, o blog tá show!!!!

gueko /// disse...

'cronicamente inviável' toda essa situação ñ?