10.10.14

|Estudos Culturais Britânicos - reflexões.

|O surgimento dos Estudos Culturais, no final da década de 50 e início da década de 60, são um marco importante pois inauguram um forma diferenciada de olhar e analisar a cultura nas suas distintas acepções, sobretudo no que se refere as relações entre o popular, o erudito e o massivo.

|Os assim considerados "pais fundadores" - Richard Hoggart, Raymond Williams e E.P. Thompson - dão as bases iniciais desse processo.|Destacamos abaixo alguns textos acadêmicos que buscam resgatar algumas contribuições importantes desses pensadores.

|O primeiro, "O pesquisador e a lógica histórica: contribuições do historiador E.P. Thompson para a pesquisa em educação", de Regina Linhares Hostins, destaca algumas contribuições de Thompson e busca, como diz a autora na introdução, "reconstituir o modo segundo o qual o historiador Edward Thompson conduziu seu trabalho de investigação histórica; para tanto vale-se da análise das obras A miséria da teoria ou um planetário de erros (1981) e A formação da classe operária inglesa (1997; 1988; 1989). Busca estabelecer uma relação didática entre alguns pressupostos teórico-metodológicos defendidos pelo autor na primeira obra – fundamentado no materialismo histórico - e a materialização desses conceitos no minucioso processo de investigação por ele empreendido em A formação da classe operária inglesa - um dos seus principais trabalhos de pesquisa histórica - no qual analisa o processo de formação dessa classe, no período de 1780 a 1832."

|O segundo texto, "A cultura popular a partir dos Estudos Culturais Britânicos", como afirma seu autor, Edson Dalmonte, "apresenta os estudos culturais em sua origem na Grã-Bretanha, com base na obra de Richard Hoggart, The uses of literacy, publicado em 1957. Hoggart indica uma nova concepção de cultura, sendo a popular, iletrada, ao contrário do que se pensava, uma manifestação capaz de conferir ao indivíduo um referencial que o habilita a uma leitura diferencial dos produtos midiáticos. Também Raymond Williams, outro precursor da Escola de Birmingham, busca nas conceituações de cultura uma forma de compreender as articulações entre tentativas de dominação e resistência a partir do campo cultural."

|Boa leitura!

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