8.10.14

Romantismo x Iluminismo




"Uma mesa cheia de feijões. O gesto de os juntar num montão único. E o gesto de os separar, um por um, do dito montão. O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo. Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas. O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno, todas as pessoas de um mesmo território é o processo da CIVILIZAÇÃO. O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização é o processo da CULTURA. É mais difícil a passagem da civilização para a cultura do que a formação de civilização. A civilização é um fenómeno colectivo. A cultura é um fenómeno individual. Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura"


*Almada Negreiros in "Ensaios"

Já parou pra pensar nessa distinção entre Cultura e Civilização? A alegoria dos feijões nos dá uma boa idéia do que seja essa diferença. A origem desses conceitos está num eterno embate entre dois pensamentos bem opostos, que foram objetos de debate na nossa aula de Comunicação e Cultura. Ou você se esqueceu de que defendeu ou atacou Rousseau e Hobbes recentemente??

Romantismo e Iluminismo assumem posicionamentos bem diferente. O primeiro apregoava o sentimento profundo pela beleza da natureza, o sonhar com o passado, a cultura em volta de ruínas, o sentimento virtuoso do homem, a pureza, a bondade, etc. Relacionando a cultura a um crescimento espiritual ('kultur'), o Romantismo a encara como um repertório, uma forma de acumular soluções e idéias aprendidas e pensadas e hábitos sedimentados pelas gerações passadas. A Cultura, para os românticos, resgata as características específicas de um povo, valorizando a tradição história e popular, exaltando esse povo.

Já o Iluminismo, marcado pela razão e conferindo valor à faculdade intelectual do homem e à sociedade que se instaurava com a ascensão burguesia, disseminava suas idéias de progresso e ciência superando o passado, as tradições e encarando aquela cultura do Romantismo como uma mera mediação da civilização. As idéias iluministas, de fato, estão impregnadas de uma força ampla, que é a totalidade, a realização permanente e comum dos homens; um único modelo adequado de existência para os povos, aqueles munidos de conhecimento científico.

Ambas as posturas são bem divergentes; entretanto, historicamente contribuem para entendermos e analisarmos a cultura e os povos. E você? Afilia-se ao Romantismo ou ao Iluminismo? Consegue determinar que tipo de pensamento seria eficaz na análise dos Estudos Culturais? Será que alguma postura se adequa aos nossos estudos? Será que ambas podem se complementar em algum nível? Que conclusões podem ser alcançadas ao analisar este eterno embate?

Para quem lê bem em inglês, fica um vídeo muito parecido com a discussão que tivemos em sala de aula. "Rousseau e Hobbes jogando xadrez"


.

*Artista Português


.

Nenhum comentário: