13.5.09

Senso Comum sobre Cultura - parte 2

Mais alunos realizaram a pesquisa sobre o Senso Comum e Cultura, como Carolina Akool dos Santos Gonçalves, Gustavo Santos de Castro, Beatriz Ferreira, Guilherme Barros e Thiago Nascimento. As mesmas perguntas (O que você entende por cultura? e Qual é a sua cultura?) foram feitas à jovens entre 16 e 27 anos.

Cada pesquisador integrante ficou responsável por entrevistar 3-4 pessoas, sendo no total 19 jovens entrevistados.
Abaixo, o primeiro gráfico totalizando os resultados gerais da pesquisa:

A partir, então, das análises das respostas foi proposta uma divisão das mesmas em grupos, aproximando as que convergiam entre si, nas duas perguntas realizadas.
Entretanto, é importante ressaltar que essas divisões não podem ser consideradas absolutas, já que respostas incluídas em determinados grupos distintos podem se unir e formar outros novos grupos. Mas, para as reflexões e conclusões da pesquisa, divisões específicas foram feitas e serão mostradas a seguir.

O QUE VOCÊ ENTENDE POR CULTURA?

No total de todas as respostas da primeira pergunta foram formados 4 grupos – mostrados no gráfico a seguir – sendo somente uma resposta que não se encaixou em nenhum grupo específico.


QUAL É A SUA CULTURA?

Na segunda pergunta, as respostas foram mais variadas e consistiram em diversos grupos de respostas, que mesmo só contendo uma ou duas respostas, mostram-se interessante destacar, como mostra o gráfico a seguir:


REFLEXÕES A PARTIR DA PESQUISA

Analisando os resultados da primeira pergunta de acordo com o gráfico das porcentagens, podemos ressaltar que quase metade das pessoas englobam em sua definição de cultura aspectos relacionados a tradições, costumes do passado e que são transmitidos através das gerações.
O segundo grupo mais frequente de respostas de definição de cultura trazia cultura como um conjunto de características de um grupo, uma comunidade; sendo os hábitos, crenças, costumes, arte, etc desse grupo.
Em termos gerais, observa-se também que grande parte dos entrevistados não entende cultura como algo produzido pela sociedade e sim como algo "pronto", onde o indivíduo se insere e é influenciado. Ou seja, a maioria não se vê como agente dentro do que considera que é cultura.

Na segunda pergunta, a maioria dos entrevistados não soube definir exatamente a sua cultura, pois identificavam nesta a influência de várias outras culturas.
Para outro grupo, a descrição da própria cultura vem principalmente atrelada às questões territoriais, ou seja, a idéia de pertencimento a uma nação, cidade ou região específica. Identificar-se brasileiro ou carioca, como foi o caso desta pesquisa, é definir todas as características destes coletivos como a própria cultura individual.
O grupo observou durante a pesquisa que os entrevistados encontraram dificuldades em responder esta segunda pergunta, mesmo, a princípio, estando esta diretamente relacionada à outra. Ao pensar em definir a própria cultura, muitos nem retomavam a resposta anterior, já que muitas vezes tentavam responder a primeira pergunta de uma maneira que fosse “agradar” ao pesquisador.
Além disso, foi possível observar como tal reflexão não é tão recorrente para os jovens, o que contribui para a dificuldade de se ter uma resposta formada para as questões propostas.

*Todas as entrevistas, você confere aqui.

Nenhum comentário: