12.5.09

Senso Comum sobre Cultura

Os alunos do primeiro período fizeram uma pesquisa para a disciplina Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor Marildo Nercolini. O tema: Senso Comum sobre Cultura.

Os estudantes Ana Carolina, Carlos Roberto, Gustavo Rocha, João Fanara e Luana Furtado entrevistaram 20 pessoas de 19 a 25 anos e fizeram as seguintes perguntas: O que você entende por cultura? e Qual é a sua cultura?. Abaixo, algumas das respostas dos entrevistados.

1) Nome: Priscila

Idade: 22 anos

Profissão: Estudante universitária

Instrução: Formada em Geografia e cursando graduação em Turismo


a) O meu entendimento por cultura, se baseia no conceito de que a cultura determina o comportamento do homem, e justifica suas realizações, seu conhecimento intelectual, elegância, religião, crenças e valores morais. O meio em que você vive é que vai determinar a autenticidade do seu conceito de cultura, e através destas justificativas suas ações perante a sociedade e através da cultura em que você veio, é que vai ser determinar seus valores e princípios.


b) Bom, acredito que passei por um processo de aculturação. Sou do município de Capão da Canoa no Rio Grande do Sul, e há sete anos moro no interior do Mato Grosso do Sul. Acredito que essas duas culturas diferentes (a do RS e do MS), entraram em contato e acabaram por produzir uma nova cultura. Minha cultura de berço é a do RS, a do chimarrão, porém hoje acabei por perder o sotaque de gaúcha. Hoje sou adepta do tererê e admiradora do Pantanal. Apesar de tudo isso continua com minhas raízes do RS, porém adotei novos costumes de origem do MS.



2) Nome: Dayane

Idade: 19 anos

Profissão: Estudante universitária

Instrução: Superior (incompleto)


São manifestações étnicas, costumes de vários povos, um conjunto de formas de agir e pensar, de ver o mundo e de viver em sociedade.
É a brasileira fluminense.


3) Nome: Thiago

Idade: 24 anos

Profissão: Programador da UFF

Instrução: Superior incompleto



a) “É o conjunto de coisas que aprendemos em sociedade e usamos no dia-a-dia”.

b) "Carioca, do Rio de Janeiro onde nasci e fui criado"


4) Nome: Bárbara

Idade: 25anos

Profissão: Servidora Pública

Instrução: Ensino superior completo


a) Acho complicado conceituar cultura, diante da significação abrangente do termo. De qualquer forma, ainda que superficialmente, entendo por cultura um complexo de práticas e costumes de determinados grupos. É aquilo que individualiza os grupos e também as pessoas destes grupos, identificando-as e diferenciando-as. Entendo que a cultura também se presta a medir o grau de conhecimento sobre os traços distintivos de outrem.

b) De acordo com o conceito acima, minha cultura é aquilo que me identifica, portanto, poderia dizer que, de uma certa forma, é minha própria rotina que me diferencia. Creio, então, que a minha cultura está mais voltada para o sentido social, isto é, referente às práticas que exerço no cotidiano, precisamente no que se refere ao ramo da minha profissão.


5) Nome: Leila

Idade: 24 anos

Ocupação: Desempregada

Instrução: Ensino Médio Concluído


É como você vê a arte da vida. Como você escolher coisas que o mundo te dá e transforma isso passando a usa –lá no dia-a-dia.
É uma mistura de costumes e comportamentos. Não só o que eu aprendo, mas também o que eu gosto.


Sobre as pessoas entrevistadas, o grupo concluiu que elas consideram cultura como um conjunto de tradições, hábitos e costumes de sua sociedade. Uma coisa bastante comum entre os entrevistados foi a questão do regionalismo, sendo identificado como a sua própria cultura (brasileira, carioca, nordestina, gaúcha, etc).

Nenhum comentário: