21.9.09

O processo civilizatório... no século passado?

Na aula desta segunda-feira, o professor Marildo leu alguns trechos do texto "O Processo Civilizatório", de Norbert Elias. Itens como "não assoar o nariz na toalha da mesa" eram vistos como básicos na cultura da época. Mas e hoje? Muita coisa mudou?

Direto do site "Recreio da Juventude":


Etiqueta no dia-a-dia
Independente dos conhecimentos adquiridos com a família ou na escola, manter sempre ligados os sensores do bom comportamento é importante. Confira algumas dicas que podem ajudar a convivência social no dia-a-dia:

Na piscina....
Tenha sempre a mão a sua própria toalha, o seu boné e o seu protetor solar. Fique atento para não monopolizar bóias, cadeiras e qualquer outro equipamento de uso comum.

Na academia...
É preciso decidir se vai malhar ou falar ao telefone celular. É de péssimo gosto ficar batendo papo dentro da sala de ginástica. Prejudica o desempenho e atrapalha a concentração dos outros. Se for inevitável levar o telefone, deixe a campainha bem baixa e saia da sala para atender a ligação. Leve sempre uma toalha para colocar sobre o colchonete. Academia não é salão de festas, portanto, contenha-se e deixe aquele batom vermelho-sangue só para a noite.

Na hidroginástica e natação...
Nunca entre na piscina sem antes tomar uma ducha. Se você estiver gripado, faça uma caminhada ou fique em casa. Isso evitará qualquer resíduo proveniente de um espirro na água. Use sempre a touca ao entrar na piscina.

No vestiário...
Procure manter suas coisas organizadas. Um tênis largado na passagem pode ocasionar um acidente. Sem falar no risco de esquecer objetos.


Alô, chics!


Quer entender mais sobre etiquetas e civilizações, com base teórica? Então leia o artigo da Lucineide do Nascimento Santos: "A Etiqueta como forma de Poder".

Um comentário:

Andreia Lopes disse...

Achamos hirárias as etiquetas que eram impostas naquela época (texto dado em aula), observando com um olhar critico vejo que as gerações futuras provavelmente iram ter a mesma reação ao ler um texto da "Glorinha", em Alô Chics !