23.7.11

Reavaliando a Cultura (2011.1)

Neste semestre, recolhemos as impressões iniciais dos alunos sobre Cultura, expostas em um post anterior (http://culturamauff.blogspot.com/2011/06/senso-comum-sobre-cultura-20111.html); ao final deste período de reflexões, propomos a eles avaliar novamente o conceito de Cultura e algumas de suas questões importantes. Identidade, Sociedade, Significado, Diversidade e Relatividade desta vez foram os termos mais relacionados à Cultura. Podemos avaliar o processo de aprendizado e ampliação do pensamento dos alunos, observando suas análises:

"A cultura se constrói e se transforma, somos frutos e agentes da cultura."
   Esta afirmativa se explica pois a cultura está em constante transformação de acordo com as mudanças das necessidades humanas em suas respectivas culturas e ou de acordo com o tempo em que se vive. -Bruno, Lucas, Tatiana, Thaís.

"O trabalho do sociólogo"
   Quesito muito importante no estudo sobre cultura, pois é o sociólogo que vai analisar culturas diversas escolhendo o melhor método para sua análise, procurando ao máximo ser imparcial e enxergar que a sua própria cultura não é exatamente a "certa", porém que é diferente das outras, ignorando a ideia de "superioridade cultural". - Andréa, Caio, Clarissa, Nathália Caetano

"Relativismo Cultural"
   Para estudar uma cultura não se deve compará-la a outra utilizando critérios evolucionistas. Entender que uma cultura é apenas um estágio de outra é assumir uma visão etnocentrista. Fazer juízos de valor não leva ao conhecimento do outro, Não existe uma cultura, existem culturas. - Ana Laura, Bernardo, Newton, Priscila Vaz
   Segundo o texto de Lévi-Strauss, é importante saber que não existe "a" cultura, ou uma mais importante do que outra. É preciso ter cuidado para não estabelecer juízos de valor, por exemplo, julgar como atos de determinada cultura sejam certos ou errados, sempre respeitando o diferente e o desconhecido. Propõe buscar entender a cultura do outro nos seus próprios termos. - Clara, Louise Carvalho, Vinícius, Valderson.

"Tudo passa pela cultura"
   Ou seja, não existem povos aculturados. Todas as manifestações sociais estão de algum modo relacionadas à cultura. Engloba modos de vida e produções de sentido de uma sociedade. - Ana Laura, Bernardo, Newton, Priscila Vaz.


"A cultura é ordinária (comum)"
   Um dos aspectos fundamentais da cultura é seu caráter ordinário, significa que é uma experiência de cotidiana de todos, produto e produção de um modo de vida. Aspecto elaborado por Raymond Williams, vê cultura como "modos de vida e de luta". - Clara, Louise Carvalho, Vinícius, Valderson.
   A cultura não se refere somente às grandes estruturas, as grandes questões. A cultura está presente nos diversos aspectos da vida cotidiana, desde comprar uma camisa e escovar os dentes de manhã, até uma peça de teatro, escrever um livro, etc. A cultura deve ser analisada também nas questões corriqueiras.  A cultura é "ordinária"; nem tudo é cultura, mas tudo passa pela cultura. - Laís, André, Jacqueline, Priscila.


   Não há uma definição correta para o que seja cultura. Baseado nisso, para se fazer uma análise cultural, alguns teóricos já chegaram a afirmar que isso é possível apenas pelo meio de livros e outros tipos de informações que não levam o estudioso ao local da cultura. Porém, Geertz, um antropólogo contemporâneo, é totalmente crítico a esse tipo de estudo. Pois ele pode levar a uma subjetividade exagerada a uma visão errônea de uma certa característica daquela cultura. O mesmo afirma que para tal feito é preciso ir até o local e observar, conviver, viver e questionar ao participante daquela cultura o que ele entende dessas características.
   O antropólogo ao estudar a cultura de um povo, ele deve aprender tudo sobre o modo de vida dessas pessoas, indo a campo e convivendo, e sempre tentando olhar sob o ponto de vista do povo que está sendo estudado, e depois apresentar uma análise antropológica para que outros venham a conhecer, pois esses estudos servirão para alargar o universo do discurso humano. - Gabriel Corrêa, Louise Romano, Miguel Marcello.

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