8.6.11

"Quem tem Cultura?"

Grupo: Rita Silveira, Vinícius Kuster, Gabriela Thomazini, Lucas Cunha, Valderson Rodrigues, Clara Sacco

Quem tem Cultura?


Essa pesquisa de campo foi feita com o objetivo de se chegar a um senso comum acerca de quem possui cultura ou não. Foram entrevistadas pessoas de todas as classes, faixas, sexos e, inclusive, de diferentes nacionalidades.

De forma resumida, chegou-se a uma conclusão de que são fornecidos quatro tipos de respostas (os que não sabem responder, os que ligam cultura ao conhecimento, as artes e os que defendem que todos possuem cultura). Algumas com um viés etnocêntrico, outras corretíssimas do ponto de vista antropológico e, por fim, algumas sem nenhum embasamento teórico. Foi evidente a influência do nível de escolaridade nos tipos de resposta. Aqueles com uma melhor formação, no geral, souberam articular uma resposta coesa.

No entanto, como já ficou claro no decorrer desse semestre, a definição de cultura ou de algo que a envolva é de difícil e realização. E, portanto, não se pode julgar uma resposta como certa ou como errada. Como diria Lévi-Strauss, a cultura é inerente a todos e, assim, não nos cabe determinar um tipo de resposta esperado. 

Nenhum comentário: