4.5.07

| artistas e intelectuais no brasil pós-1960

| essa semana, na disciplina de estudos culturais, trabalharemos o texto, de Marcelo Ridenti, 'Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960' onde há toda um reflexão muito interessante sobre a questão da política e da cultura no Brasil dos anos 60, dialogando com a noção de "estrutura de sentimento" de Williams, tema que também será abordado em sala.
| abaixo disponibilizamos um trecho inicial do texto e, subseqüente, o link para sua versão digital.

| "Estrutura de sentimento da brasilidade revolucionária nos anos de 1960 -
| Partir das reflexões de Raymond Williams sobre as “estruturas de sentimento” constitui uma possibilidade de aproximação teórica para tratar, especialmente no que se refere às artes, do tema do surgimento de um imaginário crítico nos meios artísticos e intelectuais brasileiros na década de 1960 e depois sua transformação e (re)inserção institucional a partir dos anos de 1970. Talvez se possa falar na criação de uma “estrutura de sentimento” compartilhada por amplos setores de artistas e intelectuais brasileiros a partir do final dos anos de 1950, e de como ela se transformou ao longo do tempo. Williams reconhece que “o termo é difícil, mas ‘sentimento’ é escolhido para ressaltar uma distinção dos conceitos mais formais de ‘visão de mundo’ ou ‘ideologia’”, os quais se referem a crenças mantidas de maneira formal e sistemática, ao passo que uma estrutura de sentimento daria conta de “significados e valores tal como são sentidos e vividos ativamente”. A estrutura de sentimento não se contrapõe a pensamento, mas procura dar conta “do pensamento tal como sentido e do sentimento tal como pensado: a consciência prática de um tipo presente, numa continuidade viva e inter-relacionada”, sendo por isso uma hipótese cultural de relevância especial para a arte e a literatura (...)".


2 comentários:

Montano TV disse...

interesante es esto, hey te gusta la cancion de Hola que cosa ma linda mas llena du graca, es la minina que vene que passa

Marildo Nercolini disse...

Obrigado pelo comentário. Pelo que notei, você gosta de música brasileira. Tenho estudado e coletado dados sobre a MPB há bastante tempo. Mantenha contato. Um abraço!