26.9.07

| era dos festivais,
a coroação da mpb



| "os festivais da canção exibidos por emissoras de TV entre 1966 e 1968 seduziram o público, abriram alas para o tropicalismo e mudaram o significado da expressão "música popular brasileira""




| abaixo, seguem alguns vídeos clássicos dessa "era dos festivais", infelizmente falta o talvez mais clássico deles, elis cantando 'arrastão', música de vinicius de moraes e edu lobo que ganhou o Festival de Música Popular Brasileira de 1965; simplesmente ñ há vídeos desta apresentação em sites de compartilhamento de vídeos como o youtube e o dailymotion; no youtube há uma versão cuja visualização não é mais permitida.
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| chico buarque de hollanda, que se revelou ao público brasileiro quando ganhou o 2° Festival de Música Popular Brasileira em 1966, pela TV Record, com "A Banda", interpretada por Nara Leão



| neste Festival de 1966 houve um empate no primeiro lugar, "A banda" de Chico e "Disparada", de Geraldo Vandré.


| também no 2º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, em São Paulo, "Ensaio geral", música de Gilberto Gil interpretada por Elis Regina, se classifica em quinto lugar.



| gil apresenta sua música "Domingo no parque", acompanhado do conjunto Os Mutantes, no 3º Festival de Música Popular Brasileira (no qual concorreu também com "Bom dia", parceria com Nana Caymmi), da TV Record; a canção terminou classificada em segundo lugar



| Video do tbm clássico momento em que o cantor e compositor Sergio Ricardo quebra seu violão e o joga à platéia que o vaiava na música "Beto Bom de Bola", no Festival da Record de 1967.



| Em 1968, chico buarque voltou a vencer outro Festival, o 3° Festival Internacional da Canção da TV Globo; como compositor, em parceira com Tom Jobim, a canção "Sabiá" lhe deu o primeiro lugar, contudo, desta vez a vitória foi contestada pelo público, que preferiu a canção que ficou em segundo lugar: "Pra não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré.
| (este vídeo é um spoof feito com apropriações de imagens da época relacionadas aos movimento de combate à ditadura - dos quais esta música virou ícone à época -, porém o som é o original deste festival)



| Alegria, Alegria, de autoria de Caetano Veloso - 4ª finalista do Festival da Record de 1967 - foi um dos marcos iniciais do movimento tropicalista em 1967.
| em parte inspirado pelo sucesso de A Banda, de Chico Buarque, que havia concorrido no Festival de música da Record do ano anterior, Caetano quis compor uma marcha assim como a canção de Chico. Ao mesmo tempo, queria que fosse uma música contemporânea, pop, lidando com elementos da cultura de massa da época.
| a letra possui uma estrutura cinematográfica, conforme definiu Décio Pignatari, trata-se de uma "letra-câmera-na-mão", citando o mote do Cinema Novo. Caetano ainda incluíu uma pequena citação do livro As Palavras, de Jean-Paul Sartre: "nada nos bolsos e nada nas mãos", que acabou virando "nada no bolso ou nas mãos".
| como a idéia do arranjo incluía guitarras elétricas, Caetano e seu empresário na época, Guilherme Araújo convidaram o grupo argentino radicado em São Paulo Beat Boys. O arranjo foi fortemente influenciado pelo trabalho dos Beatles.


| além de todos este vídeos, disponibilizamos aqui em nosso blog, um trabalho produzido por uma dupla de alunos da nossa disciplina "música popular e comunicação de massa" 2006/2, Cleber Alves e Paula Nóbrega, sobre esta "Era dos Festivais" (clique no excerto abaixo para acessar a íntegra do trabalho)
| "(...) Na década de 60, a música popular brasileira revelou grandes compositores e intérpretes através de tais festivais de música. Estes festivais eram como uma resposta à política repressora de um governo ditador, através de linguagens metafóricas presentes nas letras das músicas. Os festivais contavam com a nata da MPB, que nesse período de intensa contestação política (engajamento) e sob o domínio do regime militar (repressão), era tida como porta voz dos estudantes. Além do que, serviram também para abrir espaço para novos cantores e compositores, o que revelou novos nomes dentro da MPB. Dentre esses nomes é possível destacar alguns que posteriormente ficaram bastante conhecidos, como Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Tom Zé e Chico Buarque (...)"


| + | "ARRASTÃO" VENCEU FACIL FESTIVAL, MAS OUTRA MUSICA DE VINICIUS NÃO CONVENCEU título de matéria publicada na Folha de S. Paulo, na quinta-feira, 08 de abril de 1965 sobre o Festival daquele ano
| + | link para a letra e cifra de "arrastão"
| + | "GRANDES FESTIVAIS DE MÚSICAS" matéria disponibilizada num sítio bem simplizinho porém muito rico ao apresentar uma cronologia dos principais festivais de 1965 e de 1985, apresentando inclusive algumas das canções participantes e algumas das vitoriosas.

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