5.11.08

| Meu Brasil brasileiro!
Vou cantar-te nos meus versos! rs


| E hoje, em 'identidades', a questão da música brasileira como construtora e ratificadora ou legitimadora de uma "identidade nacional" foi problematizada a partir de canções contemporâneas, então entendidas como pós anos 2000, e canções anteriores a este período, englobando o período entre as décadas 50 e 90.


| Este vídeo, compunha uma das apresentações e não pode ser exibido em sala por problemas técnicos. Ele exemplifica, de maneira super bem humorada, a abordagem de uma das duplas q utilizou a questão da 'alteridade', o olhar do "outro", como fator - embasado, nesta análise, em excertos da nossa produção musical - de construção e ratificação ou legitimação dessa "identidade nacional". Nele, Diana Campanella, artista plástica estadounidense, apresenta sua coreografia para a música 'Brasileiro" da cantora Ivete Sangalo. As produções audiovisuais da artista plástica, consistem apenas em vídeos de coreografias livres que improvisa para músicas representativas da cultura pop; Seu bem sucedido canal no youtube, onde exibe esses vídeos, angaria um vertiginoso número de visualizações, de uma audiência que claramente busca o bom humor e ironia daquilo tudo. Uma importante parte dessa audiência é brasileira, e então, pra homenagear a galera do "samba, mulata e futebol", de alguma maneira ela chegou a Ivete Sangalo como referencial, e então à música "Brasileiro", por seu potencial óbvio poder de síntese do "ser brasileiro. Feita a homenagem.
| Detalhe, esta é a segunda versão do vídeo, mas não por quaisquer problemas com a primeira, esta, também está disponível. Na verdade, Diana alega que no momento de uma outra gravação, acidentalmente o cd repetiu a execução de "brasileiro e, já nos primeiros riffs, tomada pelo "espírito, pelo clima brasileiro" ela se sentiu compelida a improvisar uma nova coreografia, um novo vídeo. Divirtam-se!


| Bom, além de suprir esse déficit de uma das apresentações, este post é criado para disponibiliar as canções selecionadas pelos alunos nesta atividade. abaixo, segue a listagem com as músicas el inks para suas letra seguida de um player com a maioria delas disponível para audição.

2 comentários:

Tiago Rubini disse...

a única música que não está no player é 'inimigo'! que irônico, ainda mais com este título ^^

gueko /// disse...

pois é, infelizmente está música não está disponível no banco dados do servidor do player mas é SÓ ISSO