6.4.09

| Centro Contemporâneo de Estudos Culturais

Nas aulas de Estudos Culturais, muito tem sido falado sobre o "Centro Contemporâneo de Estudos Culturais". Mas, afinal, onde, quando e por que surgiu o mais importante polo de pesquisa sobre os Estudos Culturais?

Toda pesquisa relacionada aos Estudos Culturais, marca a criação do Departamento de Estudos Culturais na Universidade de Birmingham, como paradigmática para os EC enquanto disciplina curricular. Na mesma Universidade, pouco tempo depois, foi criado o Center for Contemporary Cultural Studies (CCCS). A pesquisa "As Utilizações da Cultura" (1957), de Richard Hoggart foi o principal impulso para a criação do CCCS em 1964. O mesmo surge ligado ao Departamento de Inglês e, juntos, se firmam como um centro de pesquisa e pós graduação.

Apesar de, no princípio, não haver uma definição absoluta e restrita sobre o Centro, com o tempo, as pesquisas direcionavam-se cada vez mais para as relações entre a Cultura Contemporânea e suas práticas sociais.

A base dos Estudos Culturais foi estabelecida a partir de três textos do fim dos anos 50: "The uses of Literacy" (1957), de Richard Hoggart, "Culture and Society" (1958), de Raymond Williams, e "The making of the english working-class" (1963) de E. P. Thompson.


Em ordem: Richard Hoggart, E.P. Thompson e Raymond Williams

Vale destacar a participação de Stuart Hall no CCCS. Hall substituiu Hoggart e ficou de 1969 a 1979 na direção do Centro. Para muitos, a maior contribuição de Stuart Hall encontra-se no incentivo a estudos etnográficos, análises dos meios massivos e práticas de resistência nas subculturas.

2 comentários:

Unknown disse...

esclarecedor este post. e ao mesmo tempo estimulante. nos dá vontade de descobrir mais sobre a cultura e seu mistérios!

Marildo Nercolini disse...

Obrigado, Jesiel pelo comentário. A postura desse trio inglês na análise de cultura foi extremamente importante para dar a cultura uma concepção menos rançosa e excludente.