8.6.11

"O que você entende por Cultura?"

Grupo: André Libanio, Carolina Goulart, Gabriela Farias, Jacqueline Ester, Nathalia Caetano, Priscila Maria Costa



“O que você entende por cultura?”

Tal questionamento quando provocado gera uma série de dúvidas e receios. Como definir em poucas palavras algo tão vasto? Conclusões fechadas nunca serão aceitas para definir o conceito, logo não poderíamos obter, de nossos entrevistados, respostas mecânicas, mas sim, idéias sobre o entendimento individual, mas que se forma no pensamento coletivo da sociedade em que se vive.

O pensamento etnocêntrico torna-se visível quando abordamos o assunto, e é natural, pois é mais seguro falar sobre o que e quem esta a nossa volta, do que fazer suposições sobre a cultura do outro, sendo esse outro, na maioria das falas, o diferente. Porém podemos observar que o entendimento de cultura esta ligada a idéia de lugar, nação, sociedade, povo e povos, o que nos remete a uma idéia que vai além do local.

Preocupante são as vozes que não se reconhecem como parte de uma cultura ou detentora de saber e que enxergam no outro um modelo cultural idealizado, como explicitado na entrevista com a estudante Mirela, que nos falou: “Aquelas pessoas muito chiques e que aparecem nas revistas e na televisão devem ter uma cultura muito boa, mas eu não tenho não”. Tal discurso é impregnado de uma falsa premissa, que coloca como possuidor de cultura aquele que possui bens e status social.

Comportamentos, hábitos, conhecimento erudito, artes, transmissão de saberes, leitura, musica, cinema, crenças, entre outras, foram algumas das respostas que obtivemos e que representam em pouco da opinião dos 30 entrevistados na pesquisa de campo. Podemos agora responder o que nos entendemos por cultura? O principal não é encontrar uma definição para o nosso entendimento, mas perceber o quanto a cultura é heterogênea e que reconhecer no outro as diferenças nos faz perceber o quanto podemos ser culturalmente “estranhos” também.

Nenhum comentário: