8.6.11

"Qual a sua Cultura?"

Grupo: Priscila Vaz, Clarissa Cavalcante, Rávellyn Borges, Laís Yane, Caio Paz, Andréa

Qual a Sua Cultura?

Apesar de ter sido um trabalho e ter valido nota, percebemos que seria uma atividade que teriamos curiosidade de fazer de novo independente da matéria ou das notas. Nos abre leques de possibilidades e respostas que não encontravamos antes e nos ajuda a entender a abordagem das pessoas em relação a um tema de tamanha importância. A partir dessa diversão/entrevista/trabalho pudemos concluir que as grandes diferenças não estavam nas classes sociais e/ou profissões, mas sim na faixa etária e/ou localização no mundo. Nas nossas entrevistas com brasileiros encontramos em todos os grupos, em diferentes frequências, relações de: cultura com arte, cultura com conhecimento e cultura com estudo. Ou seja, uma valorização da cultura acumulativa, porém conceituar um “senso comum” seria muita pretensão de nossa parte tendo em vista a heterogeneidade e valor individual em cada resposta.

Outro ponto  importante da pesquisa foi descobrir como cada faixa etária tinha contato com discussões sobre a Cultura e sua importância, a partir disso, concluimos que o “senso-comum”, o que é passado como conceito em diversas ocasiões é que cultura se adquire, cultura se acumula, o que nos levou a uma reflexão, pois, tendo o conceito de que “cultura se adquire” nos subentende uma possibilidade de vivermos fora da cultura, ou sem cultura, algo, de fato, impossível.

OBS: Com relação aos estrangeiros, a ideia partiu de uma curiosidade em saber a forma de pensamento “fora da caixinha” que chamamos de Brasil, o que nos trouxe uma riqueza enorme e uma quantidade de diferenças considerável para entendermos a cultura e suas “formas”, suas interpretações e seus conceitos.

Nenhum comentário: