8.6.11

"Três palavras sobre Cultura"

Grupo: Ana Laura Iovino, Beatriz Medeiros, Bernardo Lopes, Louise Romano, Miguel, Marcello, Newton Marins

"Quais são as três palavras que vêm a sua cabeça quando você pensa em cultura?"


Com base na questão proposta: “Quais são as três palavras que vêm a sua cabeça quando você pensa em cultura?”, o grupo fez uma pesquisa de campo e conseguiu entrevistar 52 pessoas. Subdividindo este grupo, temos no total: 14 crianças, 16 jovens, 13 adultos e 9 idosos. Visando facilitar a estatística, decidimos associar as resposta em campos temáticos, como exemplo: Artes, Religião, Localidades, entre outros.

O resultado geral obtido pela pesquisa foi: 45% dos votos foram associados à Arte, 15% à Educação e 8,2% a Costumes, 5% a Comida, 24% a Outros. Percebemos uma predominância do campo artístico vinculado ao pensamento de cultura, no senso comum.

Algumas particularidades notadas pelo grupo foram que associações como “Identidade”, “Contemporaneidade”, “Manifestação” e “Ação” estão mais presentes nas faixas etária de Jovens e Adultos. Já no campo dos idosos percebemos uma associação da Cultura com o rural. Enquanto isso, na faixa das crianças observamos uma associação da cultura com localidades e valores religiosos, sendo o único grupo a citar o mesmo.

Nenhum comentário: