8.6.11

“Qual o valor que a Cultura tem para você?”

Grupo: Gabriel Corrêa, Hélia Oliveira, Letícia Barbosa, Louise Carvalho, Rômulo Natan, Tatyane Larrubia


“Qual o valor que a cultura tem para você?”

De acordo com a pergunta proposta, foram entrevistados treze crianças, quarenta e quarto adolescentes, doze adultos e sete idosos, totalizando setenta e seis pessoas. O grupo buscou obter respostas de brasileiros de diversas partes do país, como Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Manaus, e ainda alguns estrangeiros entrevistados de Cuba, Estados Unidos e Portugal. Separamos os padrões de resposta em seis grupos:
- Não souberam responder a pergunta;
- Acharam importante, mas não souberam explicar o motivo;
- Não acharam importante (apenas um justificou);
- Associaram com entretenimento;
- Associaram com conhecimento;
- Associaram com a formação de uma nação/indivíduo.
Não vimos grandes variações nas respostas das pessoas estrangeiras ou entre as de países diferentes, todas entraram em algum padrão de resposta. A maioria das crianças associou ao entretenimento e a formação de uma nação/indivíduo, todas as outras não conseguiram responder ou não desenvolveram o pensamento. Mais da metade dos adolescentes associou com essa ideia de formação, pouquíssimos ao entretenimento e o conhecimento erudito. Nessa faixa etária houve um diferencial das outras: alguns simplesmente responderam que a cultura não possui valor nenhum, no entanto apenas um justificou.
Entre os adultos, exatamente a metade associou com a formação de nação/indivíduo, seguido pelo conhecimento e poucos associaram ao entretenimento. Estes foram os que mais desenvolveram as respostas e menos fugiram do tema. A respeito dos idosos, dois acharam a cultura importante, mas não souberam responder o motivo e outros dois associaram ao conhecimento. Três deles relacionaram com a formação de um povo e/ou de um indivíduo. Apenas dois possuíam ensino médio completo, dando-nos as respostas mais completas. Os outros foram vagos e fugiram um pouco do tema.
Achamos que nossa pergunta foi difícil para muitos que, apesar de a terem entendido, não conseguiam desenvolver a resposta com nada mais do que “legal, faz bem para as pessoas” ou “cultura, indispensável para uma nação”. Recebemos respostas definindo a cultura, sem nos dizer qual o valor dela para a tal pessoa. embora vago. Também ouvimos boas respostas, pessoas empolgadas que tentavam explicar-se da melhor forma possível, mostrando seu ponto de vista. As que tinham interesse pelo assunto respondiam começando uma boa conversa.
Mais da metade, quarenta e duas pessoas, associou com a formação de uma nação/indivíduo. Obtivemos respostas diretas e explicativas, como também vimos que muitos queriam associar com essa ideia sem saber como desenvolver. As outras pessoas foram divididas quase que igualmente nos outros assuntos, com poucas variações. Conseguimos ter uma ideia a respeito do senso comum sobre o valor da cultura, obtendo o resultado de como a maioria pensa. 

Nenhum comentário: